• Visita Virtual
  • Catalago Virtual
  • Livro de Visitas
  • Curiosidades
  • Receitas
  • Doadores

Curiosidade

25
JAVAPORCO DESTRÓI PLANTAÇÕES
Devido ao aumento de incidências, agricultores do interior paulista têm recorrido a cercas elétricas para evitar ataques de javaporcos, nome dado ao animal nascido do cruzamento entre o javali selvagem e o porco caipira. Os animais atuam em bandos e levam prejuízos aos produtores - um deles chegou a perder um quinto dos 500 hectares de milho. De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Bauru, pelo menos 70 plantações foram atacadas nos últimos 12 meses.
O engenheiro florestal Ernesto Sawaeda estuda o javaporco nessas regiões desde 1998. Segundo Sawaeda, javalis selvagens foram soltos em meados da década de 1990 na região de Guararapes, perto de Araçatuba. Acabaram encontrando porcas caipiras, cruzaram com elas e originaram o mutante javaporco, que se espalhou pelo interior. O engenheiro diz ter registros do bicho até na mata atlântica. “Hoje, a situação está incontrolável”, afirmou ao jornal.
Cruza de Javali com porco comum é proibida
Natal Henrique Monteiro, fiscal estadual da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, abordou a proibição da cruza do Javali com o porco doméstico em evento realizado no MS. Segundo o Monteiro, o Javali é uma “persona non grata” para os suinocultores e agricultores, pois o animal traz prejuízos enormes para os plantadores de lavouras, destruindo tudo o que encontra pela frente com seu apetite voraz. Além disso, há o risco em transmitir doenças nos criatórios industriais de suínos, podendo gerar prejuízos para a propriedade na suspensão de exportação do produto e na consequente eliminação do rebanho. o fiscal também ressaltou a proibição da cruza do Javali com o suíno comum (Javaporco), de acordo com as portarias do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), nº 093 de 07 de julho de 1998 – que proíbe a importação do animal e a portaria nº 102 de 15 de julho de 1998 – que proibiu novos criatórios de Javali. \"É necessária uma autorização expressa do Ibama para que se possa capturar e abater o Javali, sem essa autorização a caça é extremante proibida\", afirmou.


Outras curiosidades
Amigos do Museu
Agendar Visita
Mascote